Diversos cuidados precisam ser tomados ao planejar e executar uma campanha de incentivo. Um dos mais importantes é o regulamento. Afinal, é nele que são publicadas as orientações e regras que todos os participantes devem conhecer antes de se engajar nas atividades propostas.

Você já parou para pensar na importância do regulamento? Continue lendo para entender porque esse item é fundamental e deve ser pensado com máximo critério!

Para que serve o regulamento dentro de uma campanha de incentivo?

Para início de conversa, é preciso encarar o regulamento como um documento norteador da campanha. É nele que devem ser dispostos todos os direcionamentos que a empresa quer dar aos participantes.

No regulamento são descritos itens como: duração do programa, regras de participação e conduta, objetivos a serem alcançados pelos participantes, descrição dos indicadores que serão apurados, descrição da premiação, critérios de elegibilidade, regras da apuração  dos indicadores, critérios de desempate etc.

Em suma, é importante que o regulamento não deixe dúvidas e possa ser consultado pelos participantes sempre que eles quiserem relembrar como a campanha foi estruturada.  

Quais problemas a empresa pode ter por não desenvolver um bom regulamento em sua campanha de incentivo?

A clareza nas comunicações é fundamental para qualquer ação de marketing promocional que a organização desenvolva. Sem um bom regulamento, seja qual for o público a ser impactado, podem haver ruídos comunicacionais, desestímulo no engajamento ou até mesmo deixar margens para dúvidas ou questionamentos.

Como montar um bom regulamento para uma campanha de incentivo?

Não há um modelo ideal de regulamento, visto que cada empresa tem suas próprias regras de negócio, além das metas, objetivos e público alvo específico.

Mas, em linhas gerais, alguns critérios são importantes em regulamentos de campanhas de incentivo. São eles:

Linguagem clara e objetiva

Simplifique ao máximo as informações para que todos os participantes entendam e não incorram em duplas interpretações. Evite termos muito técnicos e sintetize as informações para que o documento seja prazeroso de ler. Evite textos massivos  e priorize o uso de “bullet points” para para organizar o conteúdo.

Diagramação atraente

Normalmente, as pessoas têm aversão a manuais e regulamentos, pois eles são um amontoado de informações. A melhor escolha é tornar o material atraente com recursos de design gráfico, preferencialmente utilizando a identidade visual da campanha.

Facilidade de alcance

Também é interessante fixar o regulamento em locais estratégicos para que os participantes da campanha tenham fácil acesso a eles. Não basta enviar por e-mail no dia do lançamento.

É recomendado, por exemplo, inserir o documento dentro do hotsite da campanha (um link de acesso rápido, nunca um PDF que exija download) e também nos materiais de divulgação e apoio (cadernos, folders etc.).

 

Como você trabalha os regulamentos das campanhas de incentivo da sua empresa? Aprofunde-se mais neste assunto baixando nosso e-book ‘Tudo o que você precisa saber sobre campanhas de incentivo’ — é grátis!

Marketing de Incentivo

eBook sobre marketing de incentivo. Confira!