De acordo com a Associação de Marketing Promocional (AMPRO), 58% das empresas brasileiras já atuam com campanha de incentivo para a força de vendas e outros públicos de interesse, sendo esta uma das ações de Live Marketing mais utilizadas no país.

E na sua empresa? A campanha de incentivo é uma estratégia para motivar e engajar os profissionais para que eles entreguem resultados melhores?

Neste artigo, resolvemos apontar os principais sinais que indicam a necessidade de montar uma campanha de incentivo para a força de vendas. Continue lendo para entender!

Está na hora de montar uma campanha de incentivo para a força de vendas quando:

1. O time reclama da dificuldade de atingir as metas

Por mais que a liderança tenha feito um estudo detalhado da possibilidade de vendas para um determinado período, muitas vezes, a força de vendas vê as metas estabelecidas como injustas ou inalcançáveis.

Ao estruturar uma campanha de incentivo com etapas e regras claras, é possível aumentar o engajamento e motivar os profissionais para que eles vençam os desafios e alcancem resultados inesperados.

2. Os profissionais não sentem que seus esforços são reconhecidos

A sensação de falta de reconhecimento é um dos grandes causadores de desânimos entre os profissionais de vendas. Isso acontece, muitas vezes, porque os indicadores de desempenho não estão bem claros ou porque os líderes simplesmente não têm mecânicas de avaliação muito bem definidas.

Uma campanha de incentivo bem estruturada pode resolver esse problema à medida que esclarece os indicadores de desempenho e reconhece os participantes que atingem os resultados esperados.

3. A cultura colaborativa ainda não está 100% enraizada

Criar e manter uma cultura colaborativa é um dos grandes desafios para os gestores de vendas. Sempre que os profissionais trabalham apenas pensando nos seus próprios resultados, a tendência é que não haja intercâmbio de ideias e experiências. E isso pode prejudicar os resultados da empresa.

Ao criar uma campanhas de incentivo para a força de vendas, é possível valorizar e recompensar esforços em equipe e promover atitudes de camaradagem e trabalho conjunto pelo bem comum.

4. A competição não é muito saudável

O excesso de conflitos entre os vendedores por causa da carteira de clientes ou por conta de atitudes pouco profissionais é um sinal de que a competição deixou de ser saudável. Isso geralmente acontece quando a liderança não estabelece métodos eficientes de valorização dos esforços.

Também nisso uma boa campanha de incentivo para a força de vendas pode ser útil. Sabendo o que deve ser feito para atingir os objetivos e receber o reconhecimento, os profissionais focam mais na superação das dificuldades do que em vencer os colegas.

5. A meritocracia é vista com desconfiança pelos profissionais

Motivar o time de vendas quando os profissionais não reconhecem os mecanismos utilizados para recompensar os méritos fica muito difícil. Uma campanha de incentivo bem feita estimula a meritocracia por meio de regras claras, e passa o conceito de que a empresa é justa e premia os participantes de melhor desempenho.

6. O engajamento dos profissionais está aquém do esperado

Muitas vezes os gestores demoram para perceber que seus liderados estão pouco engajados nos objetivos estratégicos do negócio. Com uma boa campanha de incentivo é possível elevar a participação dos profissionais e obter deles feedbacks mais claros, além de estimular a criatividade e a superação das expectativas.

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