Motivar a força de vendas é talvez uma das maiores preocupações dos gestores comerciais e de marketing em todas as empresas. Afinal, é o time de vendedores e seus auxiliares que estão à frente da expansão de mercado e lidam diariamente com as dificuldades inerentes a esse desafio.

Neste artigo, resolvemos trazer algumas dicas valiosas para unir criatividade e inspiração nesta difícil missão. Acompanhe!

Para ser um líder inspirador e motivar a força de vendas, você precisa:

Vencer a comodidade da liderança tradicional

Eric Garton e Michael Mankins, autores do bestseller Time, Talent, Energy, detectaram em sua pesquisa que menos de metade das milhares de pessoas que entrevistaram ao redor do mundo veem inspiração em seus líderes.

Os autores afirmam que “líderes não nascem inspiradores, eles tornam-se”. Para tal, é preciso trabalhar um estilo de liderança que rompe com o tradicionalismo e ir além, promover a motivação a partir do exemplo, colocar-se como facilitador e ter no diálogo a chave para o ganho da confiança.

“Os líderes inspiradores reconhecem a necessidade de escolher cuidadosamente seus momentos para reforçar uma cultura de desempenho de uma forma que também pode ser inspiradora”.

Demonstrar gratidão e positividade

Nada drena mais o compromisso de uma equipe do que sentir que seus esforços passam despercebidos. Líderes que não mostram apreciação pelos seus funcionários estão colocando seus negócios em risco.

Mesmo pequenos gestos de gratidão mostram às pessoas que elas importam. Envie cartões de aniversário e  elogie quando achar necessário. Mesmo um rápido “Obrigado, este projeto não poderia ter acontecido sem você” é suficiente para inspirar e reforçar a motivação dos profissionais e da equipe como um todo.

Ouvir mais, falar menos

Escutar não é o mesmo que ouvir. Os líderes inspiradores realmente ouvem o que é dito a eles e respondem adequadamente.

Pratique uma política de porta aberta para receber os comentários da sua equipe e incentive os profissionais a contribuírem com ideias e sugestões de melhoria.

Motivar a força de vendas com real interesse no que cada profissional têm a dizer é muito poderoso, especialmente nos negócios que trabalham com metas difíceis de serem alcançadas. O time tende a se esforçar mais quando percebe que suas indagações, reclamações e sugestões são ouvidas.

Atuar com paixão e entusiasmo

Existem dois estados de espírito altamente contagiantes: o desânimo e o entusiasmo.

O entusiasmo pela missão da sua organização é fundamental para você ser um líder inspirador. Já o desânimo, ou a indiferença, torna tudo sem sentido. Ninguém gosta de se relacionar com pessoas blasé, muito menos de ser liderado por elas.

Se você não sabe por que o trabalho que realiza é importante, seus funcionários também não saberão. Mantenha-se (ou descubra-se) apaixonado pelo seu ofício e a sua paixão lembrará a sua equipe da importância dela existir.

Praticar ‘visão de futuro’

Os maiores líderes do nosso tempo têm uma característica muito forte em comum: a visão de futuro. O discurso “Eu tenho um sonho” de Martin Luther King Jr. é um exemplo perfeito disso; as defesas apaixonadas de Steve Jobs sobre como a tecnologia mudaria a vida de milhões de pessoas também estavam fortemente amparadas num olhar à frente.

Através de palavras, ações e crenças, líderes inspiradores conseguem fazer com que sua força de vendas visualize os resultados — para que tenha força para trilhar a dura jornada até alcançá-los.

Criar campanhas de incentivo para promover a competição saudável

Planejar e gerenciar campanhas de incentivo, ou seja, ações estruturadas de reconhecimento e recompensas aos profissionais que atingem metas estabelecidas, também é muito inspirador. Dessa forma, a liderança promove a competição saudável e cria impulsos de superação em cada profissional e na equipe como um todo.

Obviamente, as campanhas precisam ser motivadoras, devem estar atreladas a premiações que realmente incentivem a força de vendas a superar desafios.   

Admitir que você também falha

Não tem nada mais humanizador para um líder do que admitir suas falhas perante a equipe. Evitar a postura de perfeição é a chave para aproximar os liderados e mostrar que você não é inatingível.

Você vai perceber que a confiança dos seus liderados irá aumentar fortemente quando passar a admitir que projetou metas inatingíveis ou que foi ingênuo diante de uma perspectiva apontada por alguém do time.

O que você achou dessas dicas para motivar a força de vendas? Aprofunde-se ainda mais neste assunto: baixe agora o e-book ‘Como acender a chama da motivação na sua força de vendas’ — é grátis!