Antes de falarmos sobre tecnologia para motivação da força de vendas, temos que lembrar que a utilização de ferramentas tecnológicas nos mais variados processos empresariais não para de crescer. Tanto é que, apesar do momento delicado da economia nacional, o Brasil segue na liderança da adoção de tecnologias na América Latina. De acordo com a consultoria IDC, devemos finalizar 2017 com crescimento de 2,5% neste segmento.

Soluções e serviços inovadores baseados em Computação em Nuvem, Big Data, Internet das Coisas etc. são cada dia mais incorporados ao dia a dia operacional de organizações de todos os portes e em todos os segmentos de atuação. E os resultados obtidos vão desde o aumento da produtividade à redução de custos, passando por uma gestão mais orientada a dados e previsibilidade da complexidade do mercado.

O que muitos gestores comerciais ainda não se deram conta é que existem inúmeras soluções tecnológicas que podem funcionar muito bem para seus esforços de motivação da força de vendas. E é sobre isso que vamos refletir neste artigo.

Como usar a tecnologia para motivação da força de vendas?

Veja, a seguir, uma série de ferramentas muito úteis para tornar o seu time comercial mais inspirado e motivado!

1. Softwares de gestão de relacionamento com o mercado

Utilizados para melhor administrar o relacionamento com os clientes, softwares como CRM podem facilitar muito as tarefas dos profissionais de vendas. Com eles, é possível cadastrar o máximo de informações sobre os consumidores e prospects, além de organizar as agendas e guardar históricos de contatos e negociações.

Quando bem explorado esse tipo de ferramenta também pode ajudar na gestão de desempenho, a partir de métricas pré-definidas que facilitam na hora do líder conceder e receber feedbacks, por exemplo.

2. Sistemas de gestão de projetos e tarefas

Não tem nada que desmotive mais uma equipe do que um processo mal definido ou inexistente. Com plataformas de gestão de projetos e tarefas, é possível distribuir os afazeres de maneira uniforme e acompanhar o desenvolvimento do time. Ao mesmo tempo, os profissionais conseguem demonstrar seus esforços em tempo real.

Bons sistemas de gestão de projetos e tarefas facilitam ainda a colaboração da força de vendas. Eles permitem interações e cadastro de ideias ou opiniões fomentando o diálogo e o intercâmbio de experiências.

3. Intranet

Uma rede interna, conhecida como Intranet, é fundamental para a comunicação com a equipe. O ideal é que ela seja desenhada não apenas para emitir comunicados, mas também para possibilitar o networking e o diálogo.

Atualmente, as empresas que melhor utilizam essa ferramenta optam por uma plataforma parecida com as redes sociais (Facebook, Google + etc.). Assim, ampliam a colaboração e tornam a utilização mais prazerosa e produtiva.

4. Plataformas de incentivo

Para elevar a produtividade e motivar a força de vendas, mais e mais empresas optam por desenvolver plataformas online onde as campanhas de incentivo podem ser acompanhadas pelos profissionais. Nestas ferramentas, é possível promover a sustentabilidade das campanhas fomentando a comunicação periódica e o acompanhamento do andamento das campanhas.

Um exemplo desse tipo de solução é o Webcentiv’ da Accentiv. Entenda melhor como ele funciona no vídeo abaixo:

5. Sistemas de videoconferência

As plataformas de videoconferência são excelentes para gestores que lideram equipes remotas. Com elas, é possível, por exemplo, realizar reuniões com os vendedores que vão a campo. Dessa forma, os profissionais ficam sempre bem informados e acompanham todas as decisões em tempo real.

E não é preciso investir muito dinheiro neste tipo de solução. Utilizando ferramentas como Skype e Google Hangout, por exemplo, é possível estabelecer videoconferências com ótima qualidade e garantir que as pessoas que estão longe do escritório se mantenham motivadas.

O que você achou dessa lista? Quais dessas ferramentas tecnológicas você já emprega para a motivação da força de vendas na sua empresa? Deixe seu comentário!